Não é raro ver empresas de diferentes tamanhos investindo em galpões para centralizar suas operações logísticas. O motivo é fácil de entender: esses espaços possuem alta flexibilidade para armazenamento de produtos, conta com entrada e saída de veículos, comporta grandes equipes sem transtorno, entre outras características muito úteis na rotina comercial.
Apesar de ser um recurso muito útil, é preciso saber como extrair as oportunidades para maior aproveitamento. Para isso, é fundamental um trabalho de planejamento, analisando todas as necessidades da operação e o que a estrutura oferece para atender as demandas.
Vamos explorar esse tema? Veja, a seguir, dicas funcionais para otimizar seu galpão.
Mapeie seus processos logísticos
O primeiro passo é entender qual é a sua necessidade logística. Quantas estantes serão instaladas no local? Qual é o espaço mínimo para transitar pelos corredores sem inconvenientes? Terá que instalar uma bancada de trabalho? Onde será feita a carga e descarga de mercadorias? A ideia é analisar o que a sua operação precisa e atribuir áreas para execução dessas atividades.
Caso o galpão seja utilizado apenas para fins de armazenamento, pode considerar o uso de uma estrutura menor, como um Self Storage, dando apenas atenção maior à organização por produto, segmento, etc.
Crie um layout para encontrar oportunidades no espaço
Talvez você considere fazer tudo de cabeça, organizar o espaço conforme a sua intuição. Não aconselhamos essa prática por um motivo simples: muitas oportunidades podem passar despercebidas quando não usamos recursos visuais.
Considere utilizar a planta baixa do imóvel para construir o layout ideal para o seu galpão, assim você pode identificar espaços adequados para novas estantes ou prateleiras, área inutilizadas que podem ser ótimas opções para descanso ou novas atividades da empresa, um possível recuo dos móveis que vão garantir maior segurança aos trabalhadores na entrada e saída de transportadoras, entre outros exemplos.
Aplique técnicas de avaliação logística
Como o seu objetivo é aproveitar melhor o espaço do galpão, uma boa alternativa é aplicar métodos de avaliação próprios para processos logísticos, que permitem entender melhor a demanda, como o sistema Curva ABC.
Entendendo a sua demanda baseado em dados factíveis, é o momento de mapear a localização de cada produto, criar e estudar fluxogramas de cadeia de suprimento, roteirizar as entregas da sua equipe, analisar os indicadores de desempenho e até usar tecnologias que apoiem a gestão desses processos.
Conclusão
Antes de buscar o galpão para locação, é importante ter em mente ao menos o que você busca neste recurso, como tamanho mínimo do espaço, localização e preço; e saber quais são os seus objetivos com esse imóvel, aproveitando bem as oportunidades desde o primeiro instante.
A Kotar pode te ajudar na escolha. Temos galpões logísticos para empresas de diferentes portes e segmentos, seja para armazenamento, centro de operações logísticas ou próprios para integração de operação com demais departamentos da empresa. Venha, confira todos os imóveis disponíveis no catálogo e converse com um corretor associado.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!