Após 25 anos de mercado, sempre me perguntam, construir um galpão para alugar, é um bom negócio? A resposta é SIMMMM!
Mas vamos falar o que é importante para isso não virar um pesadelo.
Partimos então dos princípios: Eficiência + Velocidade = resultado positivo! Correto?
Pense sempre como o usuário do seu produto, o mundo busca, melhor eficiência, na maior velocidade, com o melhor custo possível, para ter o melhor resultado. Vamos lá?
Localização Regional:
1º Item a ser avaliado ao máximo. Você deve considerar os seguintes pontos: Na região que você imagina construir, é propensa a ter indústria ou logística? Tem incentivos fiscais, mão de obra, estrutura de transportes, energia?
Se a resposta de pelo menos três itens for, sim, ok, você já começou a andar, vamos para o próximo passo.
2º localização do terreno:
Um bom terreno para galpão, tem que ter acesso direto, no máximo a 1,5 km da Rodovia mais próxima (velocidade de transporte), rua larga até o local, sem passar por bairros, centros e comércios, dentre outros.
Os melhores pagadores de aluguel do e-commerce como Mercadolivre, Magazine Luiza, Americanas, Amazon, entre outros, disputam a cada minuto quem entrega mais rápido, o que significa que um farol a mais no trajeto atrapalha e muito essa disputa.
Uma dica, se você tiver dúvida sobre o acesso, contrate um motorista de Carreta, faça o percurso com ele e ouça o seu feedback. Mesmo que seu engenheiro diga que aprova, eu confiaria no feedback do caminhoneiro pois o ponto de vista dele, é o de um usuário diário.
3º O terreno:
Quanto maior o terreno, melhor pode ser o seu projeto. Acredite: nenhuma empresa gosta de estar limitada a espaço de manobra, falta de vaga extra ou limite de tamanho de carreta, o projeto tem que ter no mínimo espaço para transitar a maior carreta e se possível os bitrens, que crescem nas empresas de transportes e logística cada dia mais.
Outro ponto a ser considerado é a altura do terreno. Cuidado! A carreta carregada não sobe no barranco.
4º A construção:
Etapa 1,2,3 concluída, vamos falar de modelo de galpão.
Já presenciei cada erro de projeto, que, se eu fosse engenheiro, teria vergonha.
Vamos pensar no seguinte, o que traz dinheiro para toda empresa é: produzir eficiente, escoar rapidamente, para vender mais e mais rápido. Sendo assim, a empresa precisa de espaço de produção, altura de pé direito, capacidade de piso, iluminação boa, e pátio de manobra.
Além é claro, de sprinklers e docas, isso é o mínimo possível.
O escritório de galpão é importante, mas não para todos os clientes, portanto, a dica é: deixe aprovado e faça sob demanda, você economiza grana e proporciona ao cliente baixo custo de aluguel.
Os galpões cross docking são muito procurados, porém, só são eficientes se tiverem pátio generoso.
Se a ideia é construir um condomínio logístico, fique atento. O custo de portaria e serviços para 50.000 m2 são os mesmos para uma área de 100.000 m², sendo assim, se o valor do condomínio for alto, seu futuro inquilino, vai querer te pagar um aluguel menor.
5º Custos a considerar:
Considerando que você já aprovou as etapas acima, os custos do projeto são:
Compra do terreno, preparação do terreno, custos de obra por m², custos com marketing, impostos, e, é claro, custo de comissão a ser pago aos corretores de imóveis.
Se existe alguém que vai te trazer resultado de comercialização do seu produto, esse profissional é o corretor de imóveis especializado nesse nicho de mercado.
E, é claro! Após construir o seu galpão, não esqueça de solicitar ao seu corretor para anunciar na Kotar.
O nosso sucesso, é o seu resultado.